- Início: Sinal da Cruz, Creio em Deus Pai, Pai Nosso, 3 Ave Marias (pelas virtudes teologais: fé, esperança e caridade) e Glória ao Pai.
- Mistérios: Existem quatro conjuntos de mistérios: Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos. Cada dia da semana é dedicado a um conjunto específico.
- Gozosos (segundas e sábados): Anunciação, Visitação, Nascimento de Jesus, Apresentação de Jesus no Templo, Encontro de Jesus no Templo.
- Dolorosos (terças e sextas): Agonia de Jesus no Horto, Flagelação, Coroação de espinhos, Jesus carrega a cruz, Crucificação.
- Gloriosos (quartas e domingos): Ressurreição, Ascensão, Vinda do Espírito Santo, Assunção de Maria, Coroação de Maria.
- Luminosos (quintas): Batismo de Jesus, Autorevelação nas Bodas de Caná, Anúncio do Reino, Transfiguração, Instituição da Eucaristia.
- Para cada mistério: Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai e a oração “Ó meu Jesus”.
- Finalização: Salve Rainha.
- Explicação histórica:
- O Terço é uma das devoções mais antigas e populares da Igreja Católica. Sua origem remonta ao século XIII, embora a prática de rezar repetições da “Ave Maria” seja ainda mais antiga. O Terço foi promovido por diversos santos ao longo da história, especialmente por São Domingos de Gusmão, a quem, segundo a tradição, a Virgem Maria entregou o Terço.
- Com o tempo, o Terço tornou-se não apenas uma oração de petição, mas também uma meditação sobre os principais eventos da vida de Jesus e Maria, conhecidos como mistérios.
- Contexto:
- O Terço Tradicional é uma oração contemplativa que convida os fiéis a meditar sobre os mistérios da fé cristã. Através da repetição e da meditação, os fiéis são convidados a aprofundar sua relação com Deus e a Virgem Maria. Além de ser uma poderosa oração de intercessão, o Terço também é uma forma de meditação que ajuda a acalmar a mente e a encontrar paz em meio às agitações da vida cotidiana. Muitos fiéis testemunham graças e milagres recebidos através da recitação fiel do Terço.
Post Views: 1.153