Meditação específica sobre os sete dons do Espírito Santo
- Como rezar o Terço dos Sete Dons do Espírito Santo:
- Inicie com o sinal da cruz.
- Na cruz do terço, reze a oração: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.”
- Nas contas grandes (equivalentes ao Pai Nosso), reze: “Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino; seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.”
- Nas contas pequenas (equivalentes à Ave Maria), reze: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.”
- Após cada dezena, medite sobre um dos Sete Dons do Espírito Santo e peça por esse dom em sua vida. Os Sete Dons são: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus.
- Ao finalizar as contas do terço, reze três vezes: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.”
- Explicação histórica:
- Os Sete Dons do Espírito Santo são derivados da tradição bíblica, especialmente do livro de Isaías (Isaías 11:2-3). Eles são entendidos como dons infundidos em nossa alma no Batismo e fortalecidos na Confirmação. Esses dons nos ajudam a viver uma vida cristã plena e a responder à nossa vocação divina.
- O Terço dos Sete Dons do Espírito Santo é uma devoção que ajuda os fiéis a meditar sobre esses dons e a pedir ao Espírito Santo que os aumente em suas vidas.
- Contexto:
- A Igreja Católica ensina que os Sete Dons do Espírito Santo são essenciais para nossa santificação. Eles nos ajudam a responder ao chamado de Deus e a viver de acordo com Sua vontade. O Terço dos Sete Dons é uma maneira de se aprofundar na compreensão desses dons e de pedir ao Espírito Santo que os derrame abundantemente sobre nós. É uma devoção particularmente apropriada para os tempos de preparação para os sacramentos de Iniciação Cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia) ou durante o período de Pentecostes.
Post Views: 2.637