“Yeshua” é a forma original em hebraico do nome “Jesus”, que é a forma grega do nome. Este nome é usado no contexto do Judaísmo e do Cristianismo.
Descrição: Yeshua era um nome comum durante o período do Segundo Templo de Jerusalém e é o nome pelo qual Jesus de Nazaré é conhecido em hebraico. A forma “Jesus” é derivada da transliteração do hebraico para o grego e depois para o latim e outras línguas europeias.
Significado Religioso: No contexto cristão, Yeshua é reconhecido como o nome do Messias, Jesus Cristo, que os cristãos acreditam ser o Salvador prometido no Antigo Testamento. O nome é frequentemente associado ao seu significado, que pode ser interpretado como “O Senhor é salvação” ou “YHWH salva”.
Importância Teológica: O uso do nome Yeshua enfatiza a continuidade da fé judaica no Cristianismo e a crença de que Jesus é o cumprimento das profecias messiânicas do Antigo Testamento. A referência a Jesus como Yeshua entre os falantes de hebraico e em contextos judaico-cristãos reflete um desejo de se conectar mais intimamente com as raízes judaicas de Jesus e com o significado original de seu nome.
Uso Litúrgico: Embora o nome “Jesus” seja mais comumente usado nas liturgias cristãs em todo o mundo, o nome “Yeshua” é usado em algumas comunidades messiânicas e por indivíduos que buscam enfatizar as origens hebraicas de sua fé.